segunda-feira, 8 de setembro de 2025

Malta II

11- Todas as igrejas em Malta têm dois relógios na sua fachada, mas não se engane, apenas o primeiro relógio marca a hora corretamente, enquanto os ponteiros do segundo relógio estão marcados de forma diferente. Essa é uma superstição antiga mantida pelos Malteses, a finalidade era enganar o demônio e para que ele não aparecesse durante o culto.

12- Os tradicionais barcos malteses super-coloridos levam um Olho de Osíris desenhado em cada lado da proa. De acordo com os fenícios, os olhos de Osíris afastam os maus espíritos e trazem boa sorte aos pescadores

13- O nome Malta vem da palavra grega μέλι /meli/ que significa ‘mel’. 

14- Devido à excepcional posição estratégica da ilha, no passado, ela foi um pólo que atraiu os fenícios, os gregos, os romanos, os bizantinos, os mouros, os normandos, os aragoneses, os árabes e mais recentemente, os ingleses. Como resultado, Malta se tornou uma das áreas mais cosmopolitas do mundo!

15- O maltês é uma língua relacionada ao árabe e escrita em latim. É uma língua árabe usada no passado pelos árabes da Sicília. Com o passar dos anos, os conquistadores influenciaram o idioma, transformando-o em uma mistura de árabe, italiano, francês e inglês. Além da sua segunda língua oficial, que é o inglês, em Malta também se fala italiano, devido à sua história e proximidade com a Sicília.

16- Durante o domínio britânico em Malta, os britânicos introduziram na ilha as famosas cabines telefônicas vermelhas do Reino Unido. Naquela época, os habitantes da ilha utilizavam essas cabines diariamente, pois em 1800 não havia telefones celulares. Hoje, elas permaneceram na ilha como elementos decorativos.

As cabines telefônicas vermelhas mais famosas de Malta estão localizadas no Bridge Bar em Valletta e na Igreja Católica Romana conhecida como Rotunda de Mosta.

17- Uma das mais belas vilas da ilha foi criada para o filme “Popeye”.

Esta é uma vila de pescadores conhecida como “Vila Popeye” ou “Sweet Heaven Village“. Esta vila de conto de fadas foi criada em 1979 para atender às necessidades do filme e hoje é considerada uma das atrações mais importantes de Malta.

Mesmo que você não seja fã do Popeye ou da Olívia Palito, ou que tenha nascido depois dos 90 (e talvez não conheça esse desenho animado), vale a pena tirar fotos tendo esse lindo lugar de plano de fundo.

18- O clima de Malta é caracterizado por verões secos e invernos chuvosos.

Se você for à ilha em março, abril ou maio, com certeza precisará de um casaco de lã ou de uma jaqueta fina. Você certamente verá isso nos Jardins da Barrakka Superior, onde sopram ventos fortes, devido à altitude e à proximidade do mar. Este lugar oferece uma incrível vista panorâmica do porto natural único do Mediterrâneo.

19- Em 60 d.C. a ilha foi visitada pelo apóstolo Paulo, que dizem ter naufragado nas margens da baía de mesmo nome. De acordo com estudos científicos das correntes e ventos que prevalecem na ilha, é provável que o naufrágio tenha ocorrido perto da baía de São Tomás (St. Thomas Bay) em Marsascala e não nas margens das ilhas que levaram o seu nome por causa deste naufrágio.

20- A Ordem Religiosa Cavalaria de São João de Jerusalém foi fundada por mercadores italianos de Amalfi, em 1048, para receber os peregrinos no Santo Sepulcro.

Os cavaleiros da Ordem de São João, também conhecidos como “Cavaleiros de São João”, conseguiram, após muitos anos de luta, expulsar os muçulmanos de Rhodes, que ocuparam em 1309. Em 1480, os muçulmanos tentaram, sem sucesso, reconquistar a ilha. Em 1522, eles fizeram uma nova tentativa, que resultou na derrota dos Cavaleiros.

Após 2 séculos de governo em Rhodes, eles foram forçados a partir com um novo destino, Malta, que se tornaria seu novo lar.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário