quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Inventores Negros Negligenciados pela História

Benjamin Banneker

Matemático, astrônomo e inventor, Benjamin Banneker foi o responsável pela criação dos primeiros relógios fabricados nos Estados Unidos. Se não fosse o suficiente, ele ainda criou almanaques responsáveis por fornecer informações astronômicas detalhadas, amplamente utilizados entre o fim do século XVIII e início do século XIX.

Nascido em 1731, Banneker era abolicionista, atuando no movimento pelo fim da escravidão nos Estados Unidos. Seu ativismo foi preponderante para colocar em evidência as injustiças e a crueldade da escravidão. A base de todo o movimento de direitos civis nos Estados Unidos foi estabelecida a partir dos escritos de Benjamin. 

Benjamin Bradley

Nascido em Maryland em meados do século XIX, Benjamin Bradley é um nome incontornável quando o assunto são motores a vapor. Isso porque esse incrível inventor, que superou o descrédito e o pouco acesso à educação para se formar em engenharia, desenvolveu um dos primeiros e mais potentes motores a vapor.

Nascido escravo, sua condição impossibilitou que sua invenção fosse patenteada. Porém, vendeu sua criação para arrecadar dinheiro suficiente para comprar sua própria liberdade. A grande eficiência de seu motor tornou ele queridinho de construtores de navios. Depois de livre, seguiu criando, tendo recebido diversas patentes pelo seu trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário