terça-feira, 2 de setembro de 2025

As Coisas mais Absurdas já Perdidas pela Humanidade

Uma estrela

O caso da estrela desaparecida aconteceu em 2019, envolvendo a estrela da galáxia Kinman Dwarf. Por mais de uma década ela foi amplamente observada por astrônomos, intrigados por sua grandeza e instabilidade. Imaginava-se que ela podia estar em fase final de evolução, e que uma explosão de supernova fosse iminente quando chegasse ao fim de seu ciclo.

No entanto, durante a investigação de um grupo de pesquisadores irlandeses, notaram que a estrela simplesmente sumiu, sem deixar rastros. A hipótese mais aceita é que ela tenha entrado em colapso com um buraco negro sem resultar na explosão de uma supernova. Esse seria o primeiro caso conhecido de uma estrela morrendo desta forma. 

Blocos erráticos

Blocos erráticos são, segundo a geologia, grandes pedras que foram transportadas para outros locais por conta da movimentação de grandes massas de gelo. Em geral, eles são rochas diferentes das nativas em que se situam, e lá estacionam após o derretimento dos blocos de gelo.

A cidade inglesa de Birmingham é bastante conhecida pela presença dessas rochas erráticas. No fim do século XIX, pesquisadores que investigavam a origem das rochas notaram que mais da metade delas havia desaparecido sem deixar rastros.

A maior delas, conhecida como rocha Rowheath, foi vista pela última vez alguns anos depois, em 1923. Hoje, 100 anos depois, a razão do desaparecimento destes blocos erráticos é desconhecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário