Não era considerada uma punição de Deus
É comum que filmes e livros afirmem que as pessoas do século XIV acreditavam que a peste bubônica era um símbolo da ira de Deus para com os povos pecadores. É importante deixar claro que isso não é totalmente verídico.
Ainda que a fé cristã fosse parte comum do cotidiano das pessoas naquela época e que partes da população visse na pandemia um "castigo divino", a medicina da época, mesmo que sem tanto conhecimento científico como nos dias atuais, defendia que a praga estava ligada a diferentes fluidos corporais.
A peste bubônica não matou indiscriminadamente
Outro dado importante a ser explicado sobre a pandemia de peste bubônica é que ela não fez vítimas indiscriminadamente. O grande número de mortos podem nos fazer cair nessa avaliação rasa, mas pesquisas e levantamentos encontrados em documentos históricos já demonstraram que ela atacava, principalmente, jovens, idosos e pessoas com comorbidades.
Um estudo recente feito com mais de 500 esqueletos de vítimas da peste mostrou que a maioria delas se encaixava nos critérios citados anteriormente. Junte a isso uma medicina que ainda engatinhava e grandes levas trabalhadores comuns e agricultores pobres que adoeciam com frequência, e o alto número de mortes tem uma justificativa.


Nenhum comentário:
Postar um comentário