sábado, 5 de julho de 2025

Erros que Custaram Caro para essas Empresas

- Colapso do edifício Savar

Ano: 2013

Onde Aconteceu: Bangladesh

Empresa: Sohel Rana (principal responsável)

Valor Estimado dos Danos: Desconhecido

Este horripilante colapso matou 1134 pessoas. Mais de 2500 ficaram feridas, e o resgate levou um mês inteiro para ser concluído. O Colapso do Edifício Savar aconteceu em Dhaka, Bangladesh. A fábrica têxtil foi construída por um empresário chamado Sohel Rana, que falsiciou alvarás e intimidou sócios para construir a fábrica e forrar seus bolsos.

Rana construiu o Plaza em 2006. No final de abril de 2013, uma explosão ocorreu no prédio. Um engenheiro foi chamado para verificar a explosão, e exigiu que todos evacuassem o edifício imediatamente. Rana não permitiu que seus funcionários saíssem e, no dia seguinte, a fábrica colapsou. Rana foi indiciado por assassinato, mas seu julgamento ainda não ocorreu.

- O desastre da represa de St. Francis

Ano: 1928

Onde Aconteceu: Los Angeles,
Califórnia, EUA

Empresa: Los Angeles Department of Water & Power 

Valor Estimado dos Danos: $7 milhões

A Brittanica declarou que este incidente foi uma das “maiores falhas de engenharia” da história dos EUA. O Desastre da Represa de St. Francis foi uma falha na represa caracterizada como “catastrófica”. A falha de 1928 matou mais de 400 pessoas e arrasou quilômetros de terra fértil. William Mulholland, engenheiro chefe do Departamento de Água e Energia de Los Angeles, perdeu sua carreira por conta do colapso.
Não existiam juntas de contração na Represa de Mulholland. Por isso, rachaduras começaram a se formar. Mulholland inspecionou as rachaduras ele mesmo, mas declarou que não havia motivos para preocupação. Em 12 de março de 1928, às 23h57, a realidade o provou do contrário. Mais de 50 bilhões de litros de água arrasaram a região, matando qualquer testemunha do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário