O desastre da Barragem de Brumadinho é uma das tragédias mais marcantes dos últimos anos no Brasil. O objetivo de sua construção era conter o derramamento tóxico das operações de mineração de minério de ferro no interior de Minas Gerais. Portanto, ela estava carregada de toneladas de lama tóxica.
Quando ela falhou em janeiro de 2019, todas essas substâncias nocivas foram liberadas para a natureza, o que envolveu fazendas e povoados próximos. Ao todo, 270 pessoas morreram. Em 2021, a mineradora Vale foi condenada a pagar uma indenização de US$ 7 bilhões.
O reservatório Dale Dyke estava localizado a 12,8 km da cidade de Sheffield, no norte da Inglaterra. A barragem tinha 30 metros de altura e se estendia por mais 152 metros, retendo um reservatório de 1,6 km de comprimento e 0,4 km de largura. Embora a estrutura estivesse quase concluída em março de 1864, uma forte tempestade atingiu a área e rompeu a barragem.
O colapso da represa liberou incríveis 2,9 milhões de litros de água no Vale Loxley, eventualmente chegando até Sheffield. A inundação acabou impactando casas, pubs, fábricas e destruiu outros edifícios. No total, estima-se que pelo menos 240 pessoas morreram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário