quarta-feira, 2 de abril de 2025

As Maiores Farsas Cristãs de Todos os Tempos

Públio Lêntulo

- Esta epístola foi supostamente escrita pelo governador da Judeia, Públio Lêntulo, séculos antes de sua publicação, no século XV. A carta contém uma descrição física de Jesus Cristo. Esta descrição provavelmente influenciou como Jesus foi retratado na arte.


 

Parte dela diz: "Ele é um homem de tamanho médio [...] Seu cabelo é da cor da avelã madura, liso até as orelhas, mas abaixo das orelhas ondulado e enrolado, com um reflexo azulado e brilhante, fluindo sobre seus ombros. É separado em dois na parte superior da cabeça, como padrão dos nazarenos. Sua testa é lisa e muito alegre com um rosto sem rugas ou manchas, embelezada por uma pele ligeiramente avermelhada. Seu nariz e boca são impecáveis. Sua barba é abundante, da cor de seu cabelo, não longo, mas dividido no queixo.

Evangelho de Josefo

- O manuscrito atribuído ao historiador judeu Flávio Josefo foi criado pelo escritor italiano Luigi Moccia em 1927 como um golpe publicitário para um de seus livros.
Ossuário de Tiago

- Em 2002, um negociante de antiguidades em Israel alegou ter encontrado um ossuário (vazio) que pertencia a Tiago, o irmão de Jesus. A caixa tinha uma inscrição em aramaico que dizia: "Tiago, Filho de José, Irmão de Jesus."


Mas em 2003, a Autoridade Israelense de Antiguidades concluiu que a inscrição era na verdade uma falsificação moderna esculpida em uma antiga caixa ossuária.


Nenhum comentário:

Postar um comentário