sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

Os Maiores Roubos da História da Arte

Roubo do Retábulo de Gante

Ao longo da história, essa obra já foi quase queimada por calvinistas, foi roubada por Napoleão Bonaparte e também por Hitler. Em 1934, o belga Arsène Goedertier roubou um dos 12 painéis que a compõem e pediu um resgate de 1 milhão de francos por ele. 

As autoridades locais se recusaram a pagar e as negociações continuaram. Porém, em novembro do mesmo ano, o ladrão sofreu um ataque cardíaco e morreu. A obra, que estava escondida em um local desconhecido, até hoje não foi encontrada. 

Roubo do Sogenannte Saliera

A escultura, criada pelo ourives italiano Benvenuto Cellini, estava em exposição no museu Kunsthistorisches, em Viena. Em 2003, um engenheiro de segurança aposentado visitou o local e percebeu falhas na segurança. Dias depois, ele subiu por andaimes que ficavam ao lado do museu e levou a obra. O alarme soou, mas como alarmes falsos eram muito comuns, os seguranças ignoraram a situação. Só 5 horas depois o roubo foi percebido. A escultura só foi resgatada 2 anos depois, quando o ladrão tentou negociá-la e foi descoberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário