domingo, 12 de janeiro de 2025

Guerras Santas? Conflitos Religiosos mais Fatais da História

A Rebelião de Taiping

- Esta guerra contra a dinastia imperial Qing (formada por um conjunto de tribos da etnia Manchu) começou em 1850 e durou 14 anos. Foi instigada por um revolucionário chinês chamado Hong Xiuquan.

 Embora a disputa fosse principalmente territorial, Hong Xiuquan alegou ser o irmão mais novo de Jesus Cristo, cuja missão era lutar contra os demônios dos confucionistas, ou seja, o Império Qing.

Xiuquan estabeleceu o Reino Celestial da Grande Harmonia (Taiping Tianguo), mas sua rebelião acabou sendo derrotada. Estima-se que cerca de 20 milhões de pessoas morreram durante o conflito.




A Revolução Russa

- A Revolução Russa, que levou o Partido Bolchevique ao poder, foi instigada por socialistas (mais tarde comunistas) contra os czaristas (monarquistas). Os socialistas/comunistas eram militantes ateus e como tal buscavam eliminar toda a religião, mais notavelmente a Igreja Ortodoxa Russa.

Embora a religião nunca tenha sido proibida, a URSS mais tarde teve como alvo comunidades religiosas ligadas ao regime czarista. Estima-se que cerca de 30 milhões morreram no Grande Terror Bolchevique de 1936-1938.

Nenhum comentário:

Postar um comentário