terça-feira, 14 de janeiro de 2025

As Criaturas mais Travessas do Folclore Mundial

Dokkaebi

No folclore coreano, Dokkaebis são espíritos que podem possuir objetos inanimados ou assumir diferentes formas para interagir com humanos. O termo remonta pelo menos ao século XIV e se diferenciam de fantasmas pelo fato de não serem espíritos de pessoas mortas. Os Dokkaebis podem pregar peças e fazer travessuras, mas também podem ser perigosos e vingativos, e até causar a morte.

No folclore japonês, os Tsukumogamis têm um conceito similar. Estes seriam os espíritos que podem surgir de objetos antigos (com mais de 100 anos) e possuí-los. Se jogados fora, estes objetos podem querer se vingar e fazer mal para as famílias. 

Leprechauns

Leprechauns são figuras folclóricas da Irlanda que consistem em pequeninos seres de até 50 cm de altura. Vestidos com casacos e chapéus verdes, os Leprechauns estão sempre consertando os seus sapatos, o que lhe rendeu a pecha de sapateiros mitológicos.

Eles são conhecidos por pregar peças em humanos e ter um ácido senso de humor, além disso, são relacionados a riquezas. Acredita-se que quando um humano captura um Leprechaun, ele pode ser recompensado com um baú de ouro escondido no fim do arco-íris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário