segunda-feira, 4 de julho de 2022

Descobertas Feitas por Mulheres, mas Creditadas a Homens

 

Jocelyn Bell Burnell: Pulsares

A astrofísica Jocelyn Bell Burnell (1943-) trabalhou por 2 anos até fazer sua maior descoberta, em 1967. No comando de um telescópio de rádio frequência de 81,5 mega-hertz, Burnell captou sinais estranhos em seus gráficos.

Ela estudou a questão a fundo e descobriu que as leituras eram de um “pulsar” vindo de uma estrela que emitia ondas radioativas por seus dois polos. Apesar de toda sua dedicação, pesquisa e descoberta, foram dois homens, Martin Ryle (1918-1984) e Antony Hewish (1924-2021), quem levaram o Nobel em 1974.


Candace Pert: Descobertas da Neurociência

Candace Pert (1946-2013) conseguiu reconhecer qual receptor era o responsável por permitir que opiáceos se fixassem e agissem no cérebro. A descoberta teve um peso tão grande que rendeu até um prêmio, mas para seu professor, o Dr. Solomon Snyder (1938-).

Pert chegou a enviar uma carta de protesto ao comitê responsável pela premiação, comprovando que suas contribuições foram determinantes para o sucesso da descoberta. Além de não adiantar, foi obrigada a ouvir de Snyder: “É assim que o jogo é jogado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário