Nesta foto do Acervo da Fundação Energia e Saneamento, um dos mais importantes patrimônios culturais do Brasil: O Teatro Municipal de São Paulo. Com capacidade para 1800 pessoas, foi inaugurado em 1911.
O início do século 20 foi marcado pelo desenvolvimento das cidades e pelas grandes invenções que transformaram os hábitos e o lazer das pessoas. A energia elétrica é uma das grandes responsáveis por essas mudanças no cotidiano da sociedade.
E no dia da inauguração do Teatro Municipal, quem será que foi a grande protagonista? Sim, a energia elétrica. Na ocasião, a ópera Hamlet de Ambrósio Thomas se apresentou, e a companhia de energia Light instalou 42 lâmpadas, criando uma intensa luminosidade, dando a impressão que o prédio flutuasse, transformando o lugar em um cenário incrível.
Além das óperas, o Teatro era palco de bailes de Carnaval com a participação de 2 mil pessoas. A eletricidade também foi importante para a instalação de um maquinismo, para a troca de cenários e exaustores para a ventilação do espaço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário