Vivienne Westwood
Vivienne nasceu na Inglaterra em 1941. Pouco mais de 30 anos depois, abriu a SEX, uma loja especializada em roupas que refletia o estilo do movimento punk. Essa foi a marca que distinguiu a moda da estilista. Quem a inspirou foi seu sócio e parceiro, Malcolm McLaren. O artista dirigiria e até daria o nome Sex Pistols à banda que dominou a cena punk britânica na década de 1970.
No final daquela década, a “mãe do punk” já era um símbolo de vanguarda que, em seus shows, combinava designs com maquiagem e penteados extravagantes. Nos anos 80, a predileção da Vivienne por transgressões continuou sendo sua marca registrada. Foi assim que criou uma nova coleção chamada Pirate, destinada a “bravos heróis”: piratas, bucaneiros e dândis. Mais tarde, enveredou-se mais para o tradicional, usando tecidos britânicos clássicos, como desenhos escoceses e tartan.
Hoje, Vivienne Westwood é uma das últimas companhias de moda independentes e tem lojas em todo o mundo, de Londres a Shangai. Em muitas ocasiões, essa singular e prolífica mulher usou suas coleções para aumentar a conscientização sobre as mudanças climáticas e cuidado com o meio ambiente. Ela também é reconhecida como uma das designers de moda mais influentes do mundo atual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário