sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Ponto Chic

 

O Ponto Chic, no Largo do Paiçandu, foi fundado por Odílio Cecchini em 1922. O fundador fazia parte da diretoria da Sociedade Esportiva Palestra Itália (Sociedade Esportiva Palmeiras).
O estabelecimento era então muito "chique" (daí veio o nome). Ficava no térreo de um prédio de três andares, tinha mesas e balcão em mármore Carrara, azulejos e cristais importados.
Era frequentado por homens da alta sociedade, muito bem vestidos, que ali discutiam política, arte, economia, esportes. Ali iam também as "francesas" de "Madame Fifi". Por muitos anos foi um ponto de encontro de torcedores do Palmeiras.
Foi no Ponto Chic que Casimiro Pinto Neto, em 1934, criou o sanduíche Bauru, referência à sua cidade natal, o município de Bauru, no estado de São Paulo.
Em 1977, por uma ação de despejo (o prédio era alugado), o restaurante fechou, tendo seu fundador, Cecchini, morrido pouco depois. O braço direito de Cecchini, Antônio Alves de Souza, adquiriu os direitos do nome do bar e o reabriu em Perdizes em 1978.
Em 1980, o estabelecimento voltou a existir no largo do Paiçandu, bem como nova filial, agora no Paraíso. O Ponto Chic conta hoje essas três lojas, todas ainda administradas por Alves de Souza.
Ali se preparam também outros dois sanduíches: Rococó (rosbife, aliche, gorgonzola, tomate, pepino) e Seleto (rosbife, presunto, tomate, pepino, diversos queijos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário