O Dr. Zbigniew Religa monitora os sinais vitais de seu paciente após uma cirurgia de transplante de coração de 23 horas. Seu assistente está dormindo no canto.
O Dr. Religa foi um pioneiro do transplante de coração na Polônia e, embora a cirurgia fosse considerada quase impossível na época, ele arriscou-se e a operação foi totalmente bem-sucedida. O paciente era Tadeusz Żytkiewicz, falecido em 2017 - 30 anos desde a operação, sobrevivendo ao homem que lhe deu um novo coração.
James Stanfield tirou esta foto em 1987, enquanto cobria o sistema de saúde gratuito falido e desatualizado da Polônia que estava chegando a um estado de crise nacional na década de 1980. A fotografia foi selecionada como a foto de 1987 pela 'National Geographic' e foi listada entre as 100 fotos mais importantes da história.
Dr. Religa era um fumante inveterado e, em 8 de março de 2009, morreu de câncer de pulmão. O funeral foi realizado no cemitério de não católicos porque Religa era ateu. Seu funeral foi transmitido ao vivo pela televisão. O fotógrafo que tirou a foto e seu paciente Zitkevits Tadeusz estiveram presentes no funeral. Seu paciente de 88 anos segurou a foto tirada naquele dia durante todo o funeral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário