Alimentação e hábitos
O tubarão-branco não tem muita frescura para comer e o que vier ele manda para dentro. Entre as suas principais presas estão os leões-marinhos, focas, baleias, tartarugas marinhas e até mesmo carniça, principalmente vinda de cadáveres de baleia que estão à deriva. Algumas vezes, o tubarão pode virar a presa, quando confrontado com a sua maior inimiga: a baleia orca.
Sabe-se que os tubarões-brancos são animais sociáveis, mas restritos, pois se deslocam em pequenos grupos. Na verdade, tanto o comportamento quanto a estrutura social deste tubarão pode variar bastante. Nos exemplares da África do Sul, por exemplo, esses animais têm uma hierarquia de dominância, dependendo do tamanho, o sexo e os direitos de posse.
As fêmeas dominam os machos, enquanto os tubarões maiores dominam os menores e os donos de território dominam os recém-chegados.
Mas eles raramente recorrem ao combate em situações de stress, embora alguns indivíduos já tenham sido encontrados com marcas de mordida que correspondem às de outros tubarões brancos. Isto sugere que quando há um conflito, eles reagem com uma mordida de advertência (do tipo: “se liga!”) ou para mostrar quem manda ali.
Na verdade, a estrutura social de um grupo pode ser comparada com a de uma matilha de lobos, em que cada membro tem uma posição claramente definida e cada clã tem um líder alfa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário