A fortuna do roubo Lufthansa
O assalto Lufthansa foi um roubo de grandes proporções que aconteceu no Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em 11 de dezembro de 1978. Estima-se que 5 milhões dólares em dinheiro e 875 mil em joias tenham sido roubados, tornando-se, na época, aquele que foi o maior roubo de dinheiro cometido em solo americano.
O assalto inspirou dois filmes da televisão norte-americana, The 10 Million Dollar Getaway e The Big Heist, além de ser um elemento-chave na trama do famoso filme de 1990, Goodfellas (no Brasil, o filme teve o nome de Bons Companheiros), dirigido por Martin Scorsese.
Com os valores corrigidos para os dias de hoje, daria cerca de 20 milhões de dólares. O roubo foi feito por mafiosos, incluindo Henry Hill, que foi interpretado pelo ator Ray Liotta em Goodfellas, e até hoje nenhuma das joias ou dinheiro foi recuperado.
Uma das razões para isso, provavelmente, foram os atos de extrema violência contra os homens que participaram do assalto. Essas mortes foram encomendadas por Jimmy Burke, que orquestrou todo o crime e percebeu que ele geraria uma investigação federal maciça.
Como parte de seu plano para fazer aquela boa e velha queima de arquivo, ele teve quase todos os membros de sua quadrilha assassinados para mantê-los quietos para sempre. Acredita-se que parte do dinheiro do assalto tenha sido gasto e usado em tráfico de drogas, mas a maior parte nunca foi encontrada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário