Pedro Virgilio Rocha Franchetti, mais conhecido apenas como Pedro Rocha (Salto, 3 de dezembro de 1942 – São Paulo, 2 de dezembro de 2013) , foi um treinador de futebol e futebolista nascido no Uruguai e naturalizado brasileiro .
Rocha teve um desempenho brilhante vestindo a camisa do Peñarol, acumulando títulos da Copa Libertadores da Américae do Mundial Interclubes, além de campeonatos uruguaios.
Em 1971, transferiu-se para o São Paulo, onde permanece até 1977, quando saiu com 34 anos de idade. No Brasil, ficou mais conhecido por prenome e sobrenome, "Pedro Rocha". Nesse meio tempo, Verdugo (um de seus apelidos, já que misturava a raça uruguaia e uma enorme habilidade com a bola), ajudou o São Paulo a chegar a dois títulos estaduais, em 1971 e 1975, e também chegou a ganhar o Brasileirão pelo mesmo São Paulo em 1977.
Pelo tricolor paulista, atuou 375 vezes, marcando 113 gols. Também jogou em outros clubes do futebol brasileiro, como Coritiba, Palmeiras e Bangu antes de encerrar a carreira, em meados da década de 1980 quando atuava pelo Al-Nassr, daArábia Saudita.
Foi artilheiro do campeonato brasileiro em 1972 pelo São Paulo com 17 gols dividindo a artilharia com Dario, do Atlético Mineiro.
Também é lembrado pela admiração que Pelé tinha por seu futebol. Em sua opinião, Pedro Rocha era um dos cincomelhores jogadores do mundo. No fim da vida, sofria de atrofia do mesencéfalo, um mal que afetava os seus movimentos e a fala.
Nenhum comentário:
Postar um comentário