terça-feira, 3 de setembro de 2013

Animais Mais Perigosos do Mundo

  Aranha teia-de-funil australiana (Atrax robustus)


Onde vive? Encontrada em uma área de 100 km de raio da região de Sydney, Austrália.
Essa aranha apresenta um tamanho que varia de 1 cm a 5 cm. Sua cor também pode variar (azul-negro, preto, marrom ou ameixa), mas todas apresentam tonalidade bem escura e tem um brilho bem característico.
Sua picada em seres humanos pode ser fatal. O envenenamento começa com uma dor no local da picada e geralmente não apresenta avanços sistêmicos severos. Para os casos mais graves, os sintomas aparecem rapidamente, algo em torno de 28 minutos, e a vítima pode apresentar náuseas e vômitos, assim como sudorese, salivação, lacrimejamento e alteração nas pupilas. Edemas de pulmão também são possíveis, acompanhados por insuficiência respiratória. Coma ou perda de consciência ocorre em 10% dos pacientes.
Os machos apresentam um comportamento sazonal por conta de sua busca de fêmeas. Sendo assim, este gênero têm mais probabilidade de encontrar com humanos e como resultado são eles os responsáveis pela maior parte das picadas, além de apresentarem um veneno mais potente que o das fêmeas.
Após a picada, o mais indicado é o encaminhamento do paciente para o hospital e o recebimento do soro antiveneno. Curiosamente sua picada parece não ter efeito em cachorros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário