sábado, 20 de abril de 2024

Geniais Inventores Mortos pelas Próprias Criações

Sylvester H. Roper: bicicleta a vapor

Pioneiro na construção de automóveis e motocicletas, o norte-americano Sylvester H. Roper é uma lenda entre amantes da velocidade. Com muito talento em mecânica, aos 12 anos ele fez uma máquina a vapor sem nunca ter visto uma de perto e construiu um motor de locomotiva com apenas 14 anos.

Trabalhando em sua oficina em Boston, Roper desenvolveu um velocípede a vapor, considerado a primeira motocicleta da história. Ansioso para exibir sua invenção, Sylvester a levou até a pista de ciclismo do rio Charles, deu três voltas, atingiu 40 km/h e, na quarta volta, caiu, bateu a cabeça e morreu. O velocípede foi introduzido no Motorcycle Hall of Fame em 2002.

Li Si: as cinco punições

As Cinco Punições é o nome que recebeu um conjunto de penalidades físicas impostas pelo sistema legal da China durante a era pré-moderna. Segundo historiadores da Universidade de Stanford, Li Si, chanceler do país por quatro décadas, teria criado o conjunto de punições.

Servidor leal de dois imperadores chineses, Li Si acabou sendo preso em 208 a.C., acusado de conspirar contra o sucessor do trono, Fusu. Condenado por traição, foi morto enquanto era punido com o uso do método por ele inventado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário