quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Livros que Inacreditavelmente Previram o Futuro

'Terra' (1990) - David Brin

Ambientada no ano de 2038, 'Terra' está repleta de previsões, como caixas de entrada de e-mail cheias de spam, um colapso nuclear e aquecimento global. Brin disse que exagerou na extensão do efeito estufa, mas especialistas afirmaram que ele não está muito longe da verdade.


'Neuromancer' (1984) - William Gibson

Em 1984, quando essa obra foi publicada, a Internet ainda era relativamente nova e as pessoas ainda estavam descobrindo como usá-la. No entanto, o personagem de Gibson não estava apenas utilizando a rede, mas também hackeando e roubando dados. Gibson até cunhou o termo ciberespaço (cyberspace) em seu livro anterior, 'Burning Chrome' (1982), mas foi em 'Neuromancer' que a palavra foi popularizada.

'Stand on Zanzibar' (1969) - John Brunner

Provavelmente essa é a representação mais precisa do futuro já descrita em um livro. 'Stand on Zanzibar' é ambientado no ano de 2010 nos EUA. Brunner não apenas previu ameaças terroristas e violência escolar, como também uma conexão bem aceita entre a cultura e o estilo de vida LGBTQ. Em seu romance, as pessoas também têm TV via satélite e carros elétricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário