domingo, 27 de agosto de 2023

Navios Desconhecidos que Afundaram na Primeira Viagem

MS Zenobia (1980)

O MS Zenobia era um navio da classe Challenger de construção sueca lançado em 1979. Ele virou e afundou no Mar Mediterrâneo, próximo de Larnaca, no Chipre, durante sua viagem inaugural, em junho de 1980. O barco havia saído de Malmö, na Suécia, e ia até Tartus, na Síria, carregado com reboques de trator.

Repentinamente, após passar por Atenas, o MS Zenobia começou a tombar. Descobriu-se depois que a causa foi excesso de água no tanque de lastro causado por um erro nos computadores. O MS Zenobia encontra-se "estacionado" a aproximadamente 42 metros de profundidade e, curiosamente, foi apontado como um dos melhores locais para mergulho em naufrágios do mundo.

SMS Grosser Kurfürst (1878)

O SMS Grosser Kurfürst foi um navio de torre blindado construído para a Marinha Imperial Alemã. Durante sua viagem inaugural, ele acabou sendo atingido acidentalmente pelo SMS König Wilhelm enquanto navegava pelo Canal da Mancha, em 31 de maio de 1878. Para desviar de um grupo de barcos de pesca, o comandante do Grosser Kurfürst virou e cruzou o caminho do König Wilhelm.

Entre o choque e adormecer no fundo do mar, passaram-se oito minutos. Cerca de 284 tripulantes morreram afogados. Apesar de uma corte marcial ter sido instaurada para investigar o acidente, todos os envolvidos com os navios foram absolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário