segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Situações Clichês dos Filmes que São bem Diferentes na Realidade

Pessoas que desmaiam instantaneamente com clorofórmio

Essa é outra "mentirinha" compreensível dos filmes. Na vida real, substâncias como clorofórmio e éter realmente levam pessoas à inconsciência — mas só depois de alguns minutos e quando doses altas são administradas. Por isso, chegar por trás de alguém com um paninho molhado e botar a pessoa para dormir instantaneamente é impossível.

Mesmo assim, esse é um recurso conveniente para tirar personagens de cena rapidamente. Fazer isso de forma realista poderia tornar as cenas bem mais complicadas. 

Presos sempre têm direito a uma ligação

Quando uma pessoa é presa nos filmes é comum vermos ela exigindo "seu direito a fazer uma ligação telefônica". 

Mas a realidade é que a lei varia de país para país e de estado para estado: na Califórnia (onde fica Hollywood), a pessoa tem direito a fazer três ligações num período de três horas após sua prisão. Já no Tennessee, você nem pode ser fichado antes de conversar com o seu advogado ou um parente.

No Brasil, aliás, a lei garante que os presos sejam informados dos seus direitos, recebam uma nota informando o motivo da prisão em até 24 horas e entrem em contato com seus familiares e advogados — mas não especifica se será por telefone. A prática varia nas delegacias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário