As atrocidades cometidas pelo Papa Bonifácio VIII
O Papa Bonifácio VIII, o chefe da Igreja Católica entre 1294 e 1303, parece ter sido tudo menos santo. Há alguns relatos dele abusando de várias mulheres e crianças. Tanto que foi postumamente acusado de heresia e sodomia.
Ele até é retratado no livro 'Inferno' de Dante como digno de pertencer a este lugar. Sem mencionar que ele demoliu toda a cidade de Palestrina (na Itália), matando cerca de 6.000 pessoas.
Caça às bruxas
O livro 'Malleus Maleficarum' ('Martelo das Bruxas') foi escrito em 1487, depois que o Papa Inocêncio VIII declarou que as bruxas eram reais. Daí em diante, milhões de mulheres foram perseguidas e mortas por supostamente serem bruxas.
Estima-se que entre 40.000 e 50.000 pessoas tenham sido queimadas na fogueira (a maioria mulheres), mas alguns estudos sugerem que o número é muito maior, já que nem todas as execuções foram feitas em áreas públicas.
O massacre desencadeado pelo livro 'Malleus Maleficarum' continuou por séculos. Os famosos casos dos Julgamentos das Bruxas de Salém, por exemplo, aconteceram em 1692. Alguns documentos apontam para 1793 como a última execução registrada, que ocorreu na Polônia. Mas a caça às bruxas ainda é muito real em algumas partes do mundo, particularmente em alguns países africanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário