Não pode comer mais que dois pratos de comida
Muitas leis da Idade Média buscavam restringir o consumo excessivo de comida e bebida — das pessoas mais pobres, é claro. Por isso, em 1336, uma lei foi promulgada para proibir que as pessoas recebessem mais do que dois pratos de comida durante uma refeição. A exceção à lei ocorria apenas em datas festivas, como o Natal — quando as pessoas poderiam comer três vezes.
Usar sapatos pontudos
Muitas pessoas costumam achar sapatos de bico fino muito elegantes. No século XV, pensava-se que um homem ficava mais másculo quanto mais alongado fosse o seu pé. Por isso, era comum que as pessoas, especialmente os homens, usassem sapatos que eram vários centímetros maiores do que o necessário.
Mas os extravagantes sapatos pontudos — chamados de crackows na Inglaterra — eram também um símbolo de classe. Por isso, quando os camponeses passaram a usá-los, a corte inglesa resolveu intervir. Foi aprovada uma lei que dizia que “nenhum cavaleiro sob a categoria de lorde, escudeiro ou cavalheiro, nem qualquer outra pessoa, deve usar sapatos ou botas com pregos ou pontas que excedam o comprimento de duas polegadas”. Ou seja, se fosse para todo mundo usar, era melhor que ninguém usasse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário