Lagarto-minhoca
O lagarto-minhoca é um réptil sem olhos, sem ouvidos e sem membros. Ele penetra na lama e na areia com a cabeça e passa a maior parte de sua vida no subsolo como uma minhoca. Eles evoluíram diferentemente de outros lagartos, perdendo seus membros e olhos para ajudar melhor no seu estilo de vida subterrâneo.
No entanto, os lagartos-minhocas ainda estão no processo evolutivo e olhos e ouvidos rudimentares podem ser encontrados debaixo da pele.
Salamandra cega do Texas
A salamandra cega do Texas é outro animal que evoluiu sem olhos em resposta ao seu meio ambiente. Elas vivem na água subterrânea do Aquífero Edwards perto de San Marcos, Texas.
A salamandra cega não tem mais olhos que funcionem, apenas dois pontos pretos sob a pele onde os olhos costumavam estar. Elas caçam suas presas sentindo seu movimento na água através de ondulações e ondas.
Caenorhabditis elegans
O C. elegans é uma pequena criatura parecida com uma minhoca que vive na escuridão total no solo. Os cientistas sempre assumiram que não podiam detectar luz porque não têm olhos e vivem em um ambiente completamente privado de luz.
Mas quando os cientistas acenderam uma lanterna na cabeça de um espécime, ele começou a se afastar da luz. Quando apontaram a luz para a cauda, ele andou para a frente. Células contendo uma proteína fotossensível chamada LITE-1 foram encontradas nos C. elegans. Acredita-se que eles evoluíram para detectar e evitar a luz, já que não podem sobreviver fora do solo escuro por muito tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário