Santos Dumont
Alberto Santos Dumont nasceu no dia 20 de julho de 1873, em Palmira, Minas Gerais, e ganhou notoriedade por ser aeronauta, esportista e inventor.
Conhecido como o “Pai da aviação”, Santos Dumont projetou, construiu e voou nos primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. Seu voo em torno da Torre Eiffel, na França, o tornou um dos homens mais conhecidos do mundo no século 20. Além disso, ele também foi o primeiro a decolar a bordo de um avião impulsionado por um motor a gasolina, entrando para a história da aviação.
Em 1931, Santos Dumont estava com a saúde debilitada, ficando internado em casas de saúde na França. Sua família o buscou e o trouxe novamente para seu país de origem, deixando-o no Grand Hotel La Plage, no Guarujá.
No ano seguinte, 1932, teve início a revolução constitucionalista, quando São Paulo se levantou contra o governo de Getúlio Vargas. O conflito, ocorrido no Campo de Marte, em São Paulo, utilizou aviões de combate, que sobrevoaram o Guarujá. Acredita-se que, vendo os aviões sendo usados para estes fins, Santos Dumont ficou profundamente angustiado, o que culminou em seu suicídio, aos 59 anos.
Na época, médicos legistas alegaram que ele havia morrido de um ataque cardíaco. Porém, camareiras que encontraram o seu corpo relataram que ele havia se enforcado com uma gravata. Seu corpo está enterrado no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.
Soube-se depois de anos que o médico Walther Haberfield havia removido e conservado o coração de Santos Dumont em segredo. Mais tarde, ele tentou devolver o órgão à família, que não aceitou. Hoje, o órgão está dentro de uma escultura em exposição no Museu da Força Aérea, no Campo dos Afonsos.