Muktuk (pele de baleia com gordura)
Residentes do Ártico não podem ser lá muito seletivos na hora de comer. Tradicionalmente, a comida dessas regiões vem quase que exclusivamente do mar — com pescas o ano inteiro e estações para caça de focas e baleias. De fato, o chamado “Muktuk” é obtido desses grandes mamíferos, embora a Baleia-da-Groenlândia seja a favorita.
Trata-se de pedaços de pele de baleia com pequenas camadas de gordura — o que, dizem os locais, é algo incrivelmente delicioso. O Muktuk pode ser comido fresco, salgado, frito ou em conserva, sempre com a inconfundível consistência elástica.
O Muktuk é também considerado de suma importância em dietas mais tradicionais, já que é uma fonte bastante pródiga de vitamina C (vital para evitar doenças como o escorbuto). Diversas culturas árticas possuem formas próprias de ingerir a iguaria, incluindo aborígenes da Groenlândia, do Canadá, da Sibéria e do Alasca. Não obstante, o consumo desse prato diminuiu nos últimos anos por variações de sabor das sucessivas gerações e também por preocupações relacionadas às toxinas encontradas atualmente nos oceanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário