- Esterco de crocodilo
O que era: Anticoncepcional
O que tratava: Prevenia a gravidez
O que o substituiu: Pílulas anticoncepcionais etc
Prevenir a gravidez enquanto se mantém a intimidade não é apenas um problema moderno. Na verdade, é um problema que remonta a milhares de anos. No Egito Antigo, as mulheres tinham um método muito questionável que não era apenas perigoso, mas um pesadelo logístico.
Eles pegavam esterco de crocodilo e o inseriam em suas áreas privadas para evitar a gravidez. Ginecologistas de todo o mundo se desesperariam com o pensamento agora. É óbvio que esta não é uma prática segura ou higiênica, mas era uma época muito diferente – e cocô de crocodilo era abundante.
- Pneumonólise
O que era: Colapso proposital de um pulmão
O que tratava: Tuberculose
O que o substituiu: Antibióticos
Parece impossível pensar que os médicos iriam propositadamente colapsar um pulmão em um paciente com tuberculose, mas houve um tempo em que era uma prática padrão. Conhecido como pneumonólise, os médicos esvaziavam o pulmão e faziam uma abertura embaixo da caixa torácica.
A abertura seria preenchida com todo tipo de coisas estranhas, como cera, bolas de pingue-pongue e até gaze. Desnecessário dizer que o processo raramente acontecia sem problemas e muitas vezes apresentava seu próprio conjunto de complicações, como infecções ruidosas.


Nenhum comentário:
Postar um comentário