sábado, 12 de julho de 2025

Práticas Médicas Loucas do Passado que Possuem Alternativas Baratas Hoje em Dia (W)

- Água radioativa

O que era: Tintura medicinal

O que tratava: Baixa energia

O que o substituiu: Cafeína 

A própria ideia de ingerir algo radioativo atualmente é suficiente para deixar qualquer um enjoado, mas já foi a coisa certa. No início do século XX, Radithor chegou ao mercado, com grandes campanhas publicitárias que afirmavam ser uma “cura para os mortos-vivos”. Essencialmente, era uma bebida energética antes de existirem bebidas energéticas… pelo menos, é o que os fabricantes pensavam.

O produto permaneceu no mercado até 1932, quando o bilionário e usuário frequente de Radithor, Eben Byers, morreu após tomar mais de 1400 doses no total durante um período de alguns anos. Byers passando de câncer induzido por radiação levou à retirada do produto da venda. Byers teve todo o maxilar superior removido.

- Vin Mariani

O que era: Um vinho tônico

O que tratava: Tudo

O que o substituiu: Dietas saudáveis 

Atualmente, existem leis rígidas sobre o tipo de alegações que as marcas de álcool podem fazer. Mas nem sempre foi assim. Em 1863, Vin Mariani foi lançado no mercado, saudado como um tônico de cura para tudo que poderia fazer o ânimo subir e instantaneamente fazer você se sentir melhor. Era verdade, mas não era simples.
O motivo pela qual a bebida era tão popular e amada por pessoas famosas como Thomas Edison não era o sabor tão bom. É porque os efeitos estimulantes realmente vieram dos 6 mg de cocaína por onça fluida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário