segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Evolução do Ensino da Matemática

Por que estou contando isso? Porque me dei conta da evolução do  ensino de matemática desde 1950, que foi assim:

1. Ensino de  matemática até a década de 70:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$  100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:
Um  lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o  lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um  carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Escolha a resposta certa, que indica o  lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00  ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00

5. Ensino de matemática em  2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo  de produção é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00.
Está  certo?
( )SIM ( )  NÃO

6. Ensino de matemática em 2010:
Um lenhador vende um  carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00  ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

7. Em 2020 foi assim:
Um lenhador vende um  carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00. Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder.
( )R$ 20,00  ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$ 100,00.

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