sábado, 12 de dezembro de 2020

Trajes de Halloween do passado.

A história das doçuras ou travessuras remonta a cerca de 2.000 anos atrás, até um antigo festival pagão chamado Samhain, que era celebrado pelos celtas, de 31 de outubro a 1º de novembro.  

Durante a festa, dizia-se que os mortos voltavam para a terra dos vivos. Para apaziguar esses espíritos, eles forneciam comida, fogueiras e sacrifícios (gado e colheitas).

Por volta do século 9, com o cristianismo se espalhando por toda a Europa, os festivais católicos, como All Hallows ’Eve (31 de outubro), All Saints 'Day (novembro 1) e All Souls' Day (novembro 2) se tornaram mais populares. Durante esse tempo, as crianças pobres andavam de casa em casa, implorando por dinheiro ou "bolos de alma" (um bolo redondo feito de noz-moscada, gengibre, canela e passas com uma cruz no topo). Em troca, eles cantariam e orariam pelas almas dos provedores. A prática ficou conhecida como souling.

No final dos anos 1800, os imigrantes irlandeses fugindo da fome da batata e outros imigrantes europeus trouxeram as tradições de celebrar a véspera de todo o Halloween.

Na década de 1920, a prática de souling evoluiu para partidas e travessuras. Quando a Grande Depressão atingiu, a tradição viu o aumento do vandalismo, destruição de propriedade e, em alguns casos, violência.

Como resposta ao aumento do crime, as comunidades locais começaram a conter o caos organizando atividades e desfiles. Os lares foram incentivados a distribuir guloseimas como forma de incentivar o bom comportamento. Quando a Grande Depressão chegou ao fim e as rações de açúcar foram suspensas, as empresas de doces viram uma oportunidade de ouro de ganhar dinheiro. Na década de 1950, o Halloween se tornou o feriado que conhecemos hoje.

Bônus:
Os celtas eram formados por várias tribos da Europa central, mas seu legado é mais forte na Irlanda e na Grã-Bretanha. Os celtas foram registrados pela primeira vez na história pelos romanos, que se referiam a eles como “Galli”, que significa bárbaros. No entanto, eles estavam longe de ser bárbaros, pois tinham sua própria cultura, língua e tradições complexas. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário