sábado, 2 de junho de 2012

Planetas


SIGNIFICADO DOS NOMES DOS PLANETAS:
Mércurio: Relacionado a Hermes, deus do comércio.  
Vênus: Relacionado a Afrodite, deusa do amor, da beleza.  
Terra: Relacionado a Gaia, a mãe Natureza.  
Marte: Relacionado a Ares, deus da guerra.  
Júpiter: Relacionado a Zeus, o deus dos deuses.  
Saturno: Relacionado a Cronos, o deus do tempo.  
Urano: Relacionado ao mais antigo de todos os deuses, o pai de Zeus. (um dos primeiros deuses da Terra).  
Netuno: Relacionado a Poseidon, deus dos mares.
Plutão: Relacionado a Hades: deus do inferno. 

CARACTERÍSTICAS DOS PLANETAS:
Mercúrio: Mercúrio Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, é um pequeno mundo quente e tem cerca de uma vez e meia o tamanho da Lua. Mercúrio é um planeta muito quente e não tem estações do ano, ficando os seus pólos permanentemente sujeitos a uma fraca incidência de luz Solar. 

Vênus: O segundo planeta do sistema solar por ordem de distância ao Sol. A superfície deste planeta tem uma pressão atmosférica 90 vezes superior à da Terra e uma temperatura de 500º C. é o que pode aproximar-se mais da Terra e o astro mais luminoso do nosso céu, depois do Sol e da Lua. 

Terra: A Terra é o terceiro planeta do sistema solar, a contar a partir do Sol e o quinto em diâmetro. Entre os planetas do Sistema Solar, a Terra tem condições únicas: mantém grandes quantidades de água, tem placas tectónicas e um forte campo magnético.

Marte: Conhecido pela sua característica coloração avermelhada, o planeta gira em volta do Sol a uma distância média de 228 milhões de quilómetros. A sua trajetória é marcadamente elíptica.

Júpiter: O planeta gigante é o centro de um sistema composto por 63 satélites e um ténue anel. O que mais impressiona neste planeta são as suas gigantescas dimensões. Com um raio de 71.492 Km, um volume 1.300 vezes superior ao da Terra e uma massa equivalente a quase 318 massas terrestres, Júpiter supera todos os outros corpos do Sistema Solar, excetuando o Sol.

Saturno: Depois de Júpiter, Saturno é o maior planeta, com uma massa e um volume 95 e 844 vezes, respectivamente, superiores aos da Terra. Também é conhecido pela particularidade de ser o único planeta rodeado por um sistema de anéis.

Urano: O primeiro dos planetas descobertos na época moderna. Situado a uma distância média do Sol de 2.871 milhões Km. A coloração verde-azulada da atmosfera deve-se à abundância de metano gasoso que absorve a luz do Sol.

Netuno: A órbita de Neptuno situa-se a uma distância de 4.497 milhões de Quilómetros do Sol. Assim, desde que foi descoberto (em Setembro de 1846) ainda não descreveu uma volta completa em redor do Sol.  A sua atmosfera é constituída, basicamente, por hidrogénio e hélio, com uma pequena percentagem de metano.

MOVIMENTO DE ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO:
Mercúrio: Rotação: 59 dias - Translação: 88 dias
Vênus: Rotação: 243 dias - Translação: 224 dias
Terra: Rotação: 24 horas - Translação: 365 dias e 6 horas
Marte: Rotação: 24 horas - Translação: 687 dias
Júpiter: Rotação: 9 horas e 50 minutos - Translação: 12 anos
Saturno: Rotação: 10 horas e 30 minutos - Translação: 30 anos
Urano: Rotação: 17 horas e 52 minutos - Translação: 84 anos 
Netuno: Rotação: 16 minutos - Translação: 184 anos e 280 dias

AS ZONAS TÉRMICAS DA TERRA:
Zonas Polares: os raios solares atingem a superfície terrestre de maneira bastante inclinada, portanto, as temperaturas são as mais baixas da Terra. 
Zonas temperadas: os raios incidem à superfície de forma relativamente inclinada em relação à zona intertropical, desse modo as temperaturas são mais amenas. 
Zona tropical: áreas que recebem luz solar de forma praticamente vertical em sua superfície, o fato produz regiões com temperaturas elevadas, conhecida como zona tórrida do planeta. 

O QUE CAUSA O DIA E A NOITE:
A Terra não se encontra parada no espaço, apresenta dois movimentos: 
- o de translação, que esta realiza em torno do Sol; 
- o de rotação, que realiza em torno do seu próprio eixo. 
O dia e a noite acontecem devido ao movimento de rotação da Terra. Este movimento demora 24 horas, ou seja, um dia.  O sol ilumina a Terra, mas como esta se encontra a girar continuamente, os raios solares não atingem com a mesma intensidade toda a sua superfície. Na parte da Terra que se encontra virada para o Sol e que está totalmente iluminada, é dia. Enquanto que na outra parte será a noite, pois os raios solares não conseguem atingir essa superfície, não recebendo luz ficando sem iluminação.  



O QUE CAUSA AS ESTAÇÕES DO ANO
As estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao sol. O movimento do nosso planeta em torno do sol, dura um ano. Esse movimento recebe o nome de translação e a sua principal conseqüência é a mudança das estações do ano. Se a Terra não se inclinasse em seu eixo, não existiriam as estações.

O UNIVERSO
O Universo é constituído de tudo o que existe fisicamente, a totalidade do espaço e tempo e todas as formas de matéria e energia.  A palavra Universo é geralmente definida como englobando tudo. 

A EXPLOSÃO BIG BANG
O Big Bang, também por vezes denominada em português como a Grande Explosão[1], é a teoria cosmológica dominante do desenvolvimento inicial do universo (ver também: Big Bang Frio). Os cosmólogos usam o termo "Big Bang" para se referir à ideia de que o universo estava originalmente muito quente e denso em algum tempo finito no passado e, desde então tem se resfriado pela expansão ao estado diluído atual e continua em expansão atualmente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário