quarta-feira, 29 de outubro de 2025

As Maiores Cobras e Serpentes do Mundo

Sucuri-verde

As sucuris-verdes podem ser encontradas em pântanos e riachos da Amazônia, atingindo normalmente até 9 metros e 250 kg, o mesmo peso de um piano de meia cauda. Porém, em 2016, trabalhadores da construção civil aqui no Brasil se depararam com uma que conseguiu superar as dimensões da espécie, atingindo 10 metros e 399 quilos!

Elas são normalmente vistas em regiões alagadas, utilizando seu corpo volumoso para constringir presas que podem variar de capivaras a jacarés. Porém, essas serpentes são mais tímidas, evitando o contato com humanos e apenas mordendo caso se sintam ameaçadas. 

Serpente gigante de Garstin (10 metros)

Se as cobras gigantes atuais já podem causar pavor, as pré-históricas levam essa situação a outro nível. A serpente gigante de Garstin (ou Gigantophis garstini) era uma criatura robusta que existiu cerca de 40 milhões de anos atrás no norte do atual Saara, onde agora ficam o Egito e a Argélia.

Encontrados pela primeira vez em 1901, os fósseis dessa espécie apontam que ela podia ter de 7 a 10 metros de comprimento. Ela se alimentava de mamíferos de médio porte, como a Besta de Moeris, um ancestral do elefante que se assemelhava muito a uma anta.

Por quase 100 anos, as Gigantophis foram vistas como as maiores serpentes do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário