Bolívia, ou Estado Plurinacional da Bolívia, é um país sul-americano localizado na região conhecida como América Andina, com uma população de 12 milhões de habitantes. O território boliviano é constituído por uma variedade de paisagens naturais marcadas pela presença da cordilheira dos Andes e do Altiplano, assim como de florestas e estepes, a depender da variabilidade do clima. Rico em recursos naturais, como gás natural e petróleo.
A Bolívia dispõe de uma enorme biodiversidade e formações naturais, dentre essas paisagens naturais, podemos citar as montanhas dos Andes, o Salar de Uyni (uma enorme superfície considerada o maior deserto de sal do mundo), e os grandes lagos salgados, como a Laguna Colorada, na fronteira com o Chile. Monumentos históricos, museus e outros elementos da paisagem cultural, como as construções deixadas pelos incas na cidade de Copacabana, são também pontos de visitação.
Confira algumas Curiosidades...
1. A Bolívia é formada por 36 nações e povos indígenas, e todos os seus idiomas são reconhecidos como oficiais, além do espanhol. Por isso, o nome oficial do país é Estado Plurinacional da Bolívia. As línguas nativas mais faladas são o quíchua, o aimará e o guarani.
2. O nome do país é uma homenagem ao militar venezuelano Simón Bolívar, que atuou na independência da Bolívia e de outros países da América do Sul. Até 1825, o país se chamava República Bolívar.
3. O ponto culminante da Bolívia fica em um vulcão extinto chamado Nevado Sajama, a 6542 metros acima do nível do mar.
4. O país tem duas capitais: Sucre, capital constitucional, e La Paz, onde fica a sede do governo.
5. La Paz foi a primeira cidade da América do Sul a ter energia elétrica, gerada a partir de esterco de lhama.
6. La Paz é considerada a capital mais alta do mundo, localizada a 3.640 metros acima do nível do mar. O ponto mais alto do país é o pico Sajama, com 6.542 metros de altura.
7. Soroche é o nome que se dá ao mal estar provocado pela altitude, que inclui dor de cabeça, tontura e náuseas. Nas farmácias da Bolívia, o turista pode comprar um remédio considerado exclusivo para os sintomas, mas que é feito de ácido acetilsalicílico (AAS) e cafeína.
8. O Camino de los Yungas, que liga La Paz a Coroico, é chamado de "Estrada da Morte", por ser considerada a estrada mais perigosa do mundo.
9. O chapéu-coco, adereço indispensável das cholitas da região de La Paz, não faz parte da cultura andina. Uma das versões mais aceitas para o costume é que um comerciante teria encomendado um grande lote de chapéus da Inglaterra por engano e, para não ter de pagar o frete da devolução, resolveu vendê-los por um preço baixo, dizendo que era um acessório muito chique para as mulheres.
10. O maior deserto de sal do mundo fica na Bolívia, na cidade de Uyuni, com 10.582 quilômetros quadrados.
11. Dentro do salar, existem hotéis totalmente construídos de sal, inclusive as camas.
12. A Ilha do Peixe é uma porção de terra cercada por sal, em Uyuni. A paisagem é composta por cactos com mais de 10 metros de altura. Apesar de ter uma fauna restrita, o local é habitado por uma avestruz, levada para lá como "atração turística".
13. O salar de Uyuni tem uma enorme reserva de lítio, metal caro e de alta demanda, usado na fabricação de baterias para aparelhos eletrônicos e carros elétricos.
14. O sítio arqueológico de Cal Orcko, nas proximidades de Sucre, tem um paredão quase vertical com 80 metros de altura onde já foram encontradas milhares de pegadas de dinossauros, que teriam vivido no local há mais de 60 milhões de anos. Acredita-se que a parede era o piso de uma lagoa, que acabou empinado por algum acidente geológico.
Segue,,,

Nenhum comentário:
Postar um comentário