segunda-feira, 7 de julho de 2025

Mulheres Incríveis que Marcaram a História

Rosa Parks (1913-2005)

Mulher negra, nascida em 1913, no Alabama, região sudeste dos Estado Unidos.

A ativista fez história, em 1° de dezembro de 1955, ao recusar-se ceder seu lugar a uma pessoa branca em um ônibus, quando havia intensa segregação racial. Acredite se quiser, num passado não muito distante, os negros não tinham direitos nem de sentar no banco do ônibus. 

Sua atitude foi o estopim do movimento chamado Boicote aos ônibus de Montgomery e o início de grandes protestos que resultaram na anulação das leis de segregação racial.

Sofia Ionescu-Ogrezeanu (1920-2008)

Nascida em 1920, em Bucareste, Romênia; Rosa, após perder um colega de escola que morreu devido a uma infecção após uma cirurgia cerebral, decidiu cursar medicina. Ela passou no vestibular com 16 anos.

Em 1939, começou a faculdade e em 1944, posteriormente a um bombardeio, foi obrigada a realizar uma cirurgia cerebral em um garoto ferido, devido a falta de cirurgiões.

Mais tarde, tornou-se a primeira mulher neurologista. Ela contribuiu infinitamente para o avanço na área de neurociência.

Sofia salvou centenas de vidas até sua aposentadoria forçada em 1990, devido à uma catarata que a incapacitou para o trabalho cirúrgico. Ela continuou entretanto o trabalho científico, escrevendo artigos e dando contribuições para a neurociência, especialmente para a cirurgia medular e cerebral.

Valentina Tereshkova (1937)

Foi a primeira astronauta e primeira mulher a fazer uma viagem no espaço em 16 de junho de 1963. A russa foi escolhida, aos 26 anos, para fazer um treinamento durante 7 meses antes de embarcar.

Permaneceu numa cápsula, orbitando a Terra por 3 dias. Esta foi a única viagem no espaço feita por Valentina, porém ela seguiu incentivando a presença de mais mulheres no meio científico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário