quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Esses Inventores se Arrependeram de suas Invenções

Philo Farnsworth e a televisão

Philo Farnsworth ajudou a inventar a televisão após a Primeira Guerra Mundial, na esperança de ajudar famílias e comunidades a compartilharem histórias, tornando-se menos ignorantes e até mesmo contribuir para a paz mundial. A TV era para ser uma ferramenta de aprendizagem.

 

No entanto, Farnsworth morreu em 1971 com a sensação de que a televisão era, assim como era chamada na mídia, "o ópio do povo". Ele achava que as pessoas desperdiçavam suas vidas assistindo TV e até proibiu seu filho de assistir.

Robert Propst e o cubículo do escritório

Robert Propst teve a ideia que se tornou o cubículo de escritório nos anos 60, quando os funcionários estavam distraídos e precisavam de privacidade e silêncio no local de trabalho. Ele tinha boas intenções, como ele disse ao The New York Times em 1997. Foi projetado para "dar aos trabalhadores do conhecimento um ambiente mais flexível e fluido do que as caixas labirínticas dos escritórios". A ideia foi rapidamente aproveitada.
As empresas logo viram a invenção do cubículo como uma forma de espremer mais pessoas no mesmo espaço, forçando os funcionários a se acomodarem em pequenos quadrados apertados. "A cubização das pessoas nas corporações modernas é uma insanidade monolítica", lamentou Propst.



Nenhum comentário:

Postar um comentário