sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Esses Inventores se Arrependeram de suas Invenções

Alfred Bernhard Nobel e a dinamite

Alfred Nobel foi um químico, engenheiro, inventor, empresário e filantropo sueco que fez uma mudança significativa em sua carreira depois de criar a dinamite na década de 1860. Ele criou o artefato para ajudar o negócio de mineração de sua família, mas os exércitos começaram a usá-lo para matar seus inimigos. 

Foi um obituário falso que o levou a mudar de rumo. Em 1888, seu irmão Ludwig morreu, mas os jornais cometeram um erro e pensaram que era Alfred quem havia morrido, chamando-o de "o mercador da morte" e escrevendo que ele "ficou rico encontrando maneiras de matar mais pessoas mais rápido do que nunca". Nobel ficou cheio de remorso e mais tarde entregou sua fortuna para estabelecer o Prêmio Nobel.

Geoffrey Hinton e Inteligência Artificial

Geoffrey Hinton e dois outros chamados "Padrinhos da IA" ganharam o Prêmio Turing de 2018 por seu trabalho fundamental que abriu caminho para o atual boom da inteligência artificial. Mas agora Hinton disse ao 'The New York Times' que lamenta o trabalho de sua vida e até largou o emprego no Google para poder falar sobre isso livremente.

Hinton agora quer falar abertamente sobre os riscos da IA, desde a disseminação de desinformação e a eliminação de empregos, até mesmo a preocupação de que a IA possa se tornar mais inteligente do que as pessoas quando começar a escrever e executar seu próprio código. "Achei que faltavam 30 a 50 anos ou mais", disse Hinton sobre essa possibilidade. "Obviamente, não penso mais nisso". O estudioso disse que seu consolo é que, se não fosse ele, teria sido outra pessoa que iria desenvolvê-la. "É difícil ver como você pode impedir que os maus atores o usem para coisas ruins".

Nenhum comentário:

Postar um comentário